Análise perfil Claro/Ronaldo

19 maio

ANÁLISE PERFIL @CLARORONALDO


As redes sociais obrigam empresas a mudanças na forma de relacionamento com os consumidores. A união de tecnologia acessível e de muita criatividade com os recursos de mobilização das redes sociais têm revolucionado a forma como os consumidores estão se relacionando com as empresas. E estão, com isso, levando as empresas a adotar novas posturas. A exemplo disso, analisamos a estratégia de comunicação com os clientes utilizada pela Claro (operadora de celular), que traçou um plano de ação peculiar e que tem apresentado resultados que são um fenômeno extremamente positivo.

Eles utilizaram a rede social do Twitter e convidaram o ídolo mundial do futebol, o ex-jogador Ronaldo, a assumir a conta da Claro, que se tornou desde então @claroRonaldo, com isso, a empresa adquiriu um eficiente canal de mobilização de clientes reais e clientes potenciais.

Em aproximadamente um ano, Ronaldo turbinou a conta que tinha 30 mil seguidores e atualmente possui 1 milhão e 700 mil seguidores. 

Com isso, se tornou referência de como lucrar com o microblog. A empresa se valeu do ex-jogador para ter acesso mais fácil aos consumidores, aproximando a marca da operadora ao dia a dia das pessoas. Além disso, o Fenômeno passou a se divertir no Twitter se comunicando direto com o público para tratar de assuntos pessoais, profissionais e palpitar em diferentes áreas.

Faz parte deste plano de comunicação, também, divulgar eventualmente: serviços, promoções e ações da operadora, inclusive, foram criados planos de pré-pago e pós-pago debaixo da plataforma Ronaldo.

Este case serve como base para exemplificar de forma prática alguns conceitos tratados no livro de Raquel Recuero (Redes sociais na internet).

Podemos perceber, por exemplo, que o recorte é feito em cima do jogador Ronaldo (que se tornou o ator central) e suas relações.

Segundo Recuero, o grau de conexão refere-se à quantidade de conexões que um determinado nó possui, podendo ser observado pela quantidade de conexões que um nó recebe e pela quantidade de conexões que ele dá. Assim, no que diz respeito a propriedade das redes, quando se observa o grau de conexão desse perfil da claro no twitter (nó) podemos ver que o perfil é seguido (acompanhado) por 1 milhão e 700 mil pessoas, sendo que segue (acompanha) apenas as atualizações de 316 perfis. Esse tipo de nó, que é o twitter, possui um tipo de dupla comunicação, no qual a primeira é a síncrona, que é aquela que simula uma interação em tempo real; a outra é a assíncrona, pois possui como característica uma expectativa de resposta que não é imediata. Dentro desse grau de conexão, tem-se os laços que são formas mais institucionalizadas de conexão entre atores, constituídos no tempo e através da interação social; sendo assim, o perfil possui laços fortes e fracos, os fortes são aqueles que se caracterizam pela intimidade, proximidade e pela intencionalidade em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Podemos ver isso pelo perfil em que Ronaldo interage com seus próprios amigos; já os laços fracos, por um outro lado, caracterizam-se por relações esparsas, que não traduzem proximidade e intimidade, isto ocorre quando Ronaldo interage com alguns conhecidos, fãs ou clientes da claro.

Vale ressaltar que comprovamos esta interação através do contato feito pelo Ronaldo em resposta ao twitter do Ramom Brant (integrante do grupo deste trabalho).

A centralidade desse perfil está focada no jogador e suas relações. Com isso, gerou o aumento de popularidade.

No texto Redes Sociais, o conceito de multiplexidade refere-se à medida dos diferentes tipos de relação social que existem em uma determinada rede, ou seja, diz respeito às diversas qualidades e trocas que caracterizam uma determinada conexão social. Sendo assim, em análise do perfil, @claroRonaldo interage não somente de forma monológica, postando promoções ou opiniões para somente ser visto; mas Ronaldo também interage com amigos famosos e conhecidos, além de responder fãs e clientes da claro, e também em três línguas: português, espanhol e inglês. Assim, também cria uma visibilidade ainda maior para a marca, mundialmente inclusive. Essa multiplexidade também existe quando se trata dos tipos de interações, Ronaldo não somente posta frases (tweets), mas também posta links, fotos, vídeos, abre espaços com assuntos para comentários, além de discutir vários assuntos de promoções e interesses da Claro; assim sendo uma rede multiplexa.

O conceito de Capital Social também pode ser percebido neste perfil, pois, uma vez que a Claro se relaciona imediatamente com o consumidor dela e da concorrência, a empresa potencializa suas probabilidades de atingir também o consumidor da concorrência que segue o @claroRonaldo,pois, este consumidor tem acesso as ofertas da Claro e pode acabar mudando de operadora.

Antes de analisarmos esse case, não tínhamos idéia de que o Twitter tivesse esse potencial comunicativo e estratégico, percebemos que no mercado sobra curiosidade e falta plano de ação para a maioria das empresas que utilizam deste meio.

Assim como o perfil do Ronaldo, existem muitos outros cases de sucesso que comprovam que, com planejamento estratégico e empenho na execução do plano de ação, as redes sociais constituem um importante espaço de circulação e expressividade das marcas.

Alguns especialistas acreditam inclusive que, em curto prazo as redes sociais vão ocupar definitivamente o papel de mediadoras da relação entre empresas e consumidores, devido à transparência e à bilateralidade dessas mídias. Isso vai obrigar a uma revolução na cultura das empresas.

As redes sociais oferecem um ganho absurdo de agilidade, praticidade e de baixo custo, mas caracterizam justamente por isso um grande desafio, pois, o discurso nas redes sociais é aberto e pode expor , inclusive,  o lado “negativo” da empresa – lado até então encoberto (e mais controlado) pelos outros meios de comunicação.

Mas as redes sociais vieram para ficar, isso é fato. Precisamos apenas aprimorar essa relação.

Faculdade Promove
5º PP
Fernanda Lataliza
Luciana Barçante
Marcelo Henrique
Natalia Chaves
Ramon Brant
 

Belo Horizonte, 18 de maio de 2011.

Uma resposta to “Análise perfil Claro/Ronaldo”

  1. Observatório das redes 06/06/2011 às 17:58 #

    o grupo foi muito feliz na escolha do case e fez uma ótima análise tendo como base os operadores conceituais extraídos da bibliografia recomendada. Só gostaria de frisar uma coisa: quem teve aumento na popularidade nao foi o Fenômeno, mas sim a Claro – o objetivo da ação era mesmo esse. Que fique bem “claro”! (para não perder o trocadilho :p)

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